Nunca é demais lembrar e relembrar que o Clube de Campismo de Lisboa, fundado em 1941, celebrou, no passado dia 11 de Janeiro, o seu 74º aniversário.
A sessão solene, realizada no Comité Olímpico de Portugal, reuniu inúmeros associados e convidados que, em conjunto, celebraram mais um ano em que, feito o balanço, o nosso Clube soube, como ao longo da sua história, ultrapassar os desafios e crescer.
A Mesa de Honra, presidida pela Presidente da Mesa da Assembleia Geral, Companheira Teresa Campos, contou com a presença do Presidente do Conselho Diretivo, Companheiro Luís Duarte e ainda com ilustres convidados – Dr. Jorge Máximo, Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Lisboa, Dr. José Gonçalves, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Almada, Companheiro João Pereira, Presidente da FICC-Federação Internacional de Campismo, Caravanismo e Autocaravanismo, Companheiro João Queiroz, Presidente da FCMP-Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, – o que constitui, sem dúvida, o reconhecimento público da grandiosidade do Clube de Campismo de Lisboa.
De salientar que os discursos dos convidados, na sua generalidade, reconheceram a importância do CCL mas, sobretudo, perspetivaram um futuro de extrema relevância no Movimento Associativo Desportivo Campista, não só a nível nacional, mas também internacional.
Quer a Presidente da MAG, quer o Presidente do Conselho Diretivo, nos seus discursos acentuaram que, neste mandato que agora se iniciou, o desafio será repensar e consolidar o CCL para melhor conseguir projetar a sua afirmação e, particularmente, o cumprimento da sua responsabilidade social. O caminho será, sem dúvida, construir e reconstruir em direção à mudança, ao crescimento, à contemporaneidade, na certeza de que o sucesso se baseará, cada vez mais, na oferta de estruturas solidamente reconhecidas.
A estratégia clara que foi definida resume-se, essencialmente, na luta pelos interesses e valorização do coletivo, dos sócios que foram, são e serão os parceiros primeiros do desenvolvimento, da criatividade e da renovação.
Como habitualmente, juntaram-se a esta celebração muitos Clubes congéneres que fizeram questão de parabenizar o CCL pelo seu 74º aniversário onde destacamos, entre outros: o Clube de Campismo de Barcelos, o Clube de Campismo do Barreiro, o Clube Português de Autocaravanas, o Clube Português de Caravanismo, o Clube de Campismo do Concelho de Almada, o Clube de Campismo de São João da Madeira e o Clube de Campismo de Torres Vedras.
O Clube de Campismo de Lisboa tem nos seus sócios o seu maior património e a sua fidelização constitui uma das maiores valias do CCL pelo que a entrega do “Emblema de 50 anos de Associado” aos Companheiros Carlos Sousa, Carlos Martins e Rosa Maria Almeida Costa foi, sem dúvida, um dos momentos notáveis deste aniversário.
Durante a cerimónia foram reconhecidos alguns dos muitos funcionários que, quantas vezes anonimamente, são o garante do funcionamento quotidiano do CCL. Assim, pelo seu empenho, dedicação e profissionalismo foram distinguidos: Fátima Adrego (10 anos de serviço), João Dias (25 anos de serviço); Eliana Lopes e Paulo Cabral (30 anos de serviço). De igual modo foi salientado e também reconhecido o trabalho das várias secções – Petanca, Filatelia e Colecionismo, Pedestrianismo, Cicloturismo, Coro, Rancho Folclórico, Pesca – através dos seus representantes.
Conscientes de que os jovens são a garantia do futuro do CCL, foi reconhecido um jovem, o Companheiro Tiago Freitas, simbolizando a Juventude do CCL, que entende o Clube com o necessário espírito de missão, dedicação e jovialidade, contribuindo para a assegurar o futuro desta grande Instituição.
Após o encerramento da sessão solene seguiu-se um porto de honra.
Viva o CCL
Ainda o 74º Aniversário
À noite, no Pavilhão Desportivo da Ajuda, viveu-se o segundo momento da Comemoração do nosso aniversário, pois muitos sócios responderam à chamada e conviveram no mais profundo e sincero espírito campista.
Comendo, cantando e dançando, festejou-se o 74º aniversário do Clube.
Através da sua presença estes sócios homenagearam o CCL que de uma forma tão pertinente faz parte das suas vidas e quantas vezes corresponde a belos momentos de paz e harmonia neste dia-a-dia tão agreste e difícil, atualmente.