Um dos momentos mais parados quando se vai acampar, é justamente o cair da noite e as horas que vão desde o jantar até ao momento de deitar. Por isso, e para assegurar que mesmo a noite no campismo é divertida, há que pensar numa série de atividades e dar largas à imaginação. Tome nota:

– Pôr a conversa em dia. Organize reuniões noturnas entre as tendas e aproveitem o tempo para conversar e trocar opiniões sobre diversos assuntos. É importante que o grupo deixe fluir o momento e não coloque as crianças de parte. Poderão contar histórias de momentos divertidos ou mesmo anedotas. Aproveitem para partilhar experiências que já viveram no campismo ou nas suas vidas pessoais e profissionais.
– Histórias infantis. Quando pensamos em campismo, ocorre-nos logo a imagem de um grupo reunido juntando as crianças e adultos na tarefa de contar algumas histórias infantis. Além de um momento bastante divertido, é uma recordação que viverá para sempre nas suas memórias.
– Momentos teatrais. Em vez de apenas contar as histórias ou as anedotas, sugira a recriação das mesmas. Formando pequenos grupos, criem momentos de teatro e diversão para os restantes apreciarem e aplaudirem. Deem asas à imaginação e transformem o campismo num palco de espetáculos!
– Jogos e atividades lúdicas. Se o grupo preferir, troque as histórias por jogos. Poderão optar pelos tradicionais jogos de cartas e de tabuleiro ou outros mais didáticos que estimulem a mente e ajudem a passar as horas.
– Caminhadas noturnas. Caminhar faz bem à saúde. No verão, nada melhor do que fazê-lo durante o fresco da noite. Programe percursos dentro ou fora do parque de campismo. Lembre-se quando estiver no interior do parque de campismo deve respeitar o horário de silêncio.
– Observação das estrelas, aves, flora e fauna. Escolha uma noite agradável e sem nuvens. Desfrute de alguns momentos olhando as estrelas e tentando decifrar as constelações. Se tiver possibilidade, apetreche o grupo com o material necessário, como alguns telescópios e livros. Não perturbe a tranquilidade do parque e dos outros campistas, desligando o telemóvel, a televisão e o rádio.
– Festas temáticas. Nada melhor para ocupar as noites de verão no campismo, do que a conviver e a dançar. Divirta-se e divirta os outros ao organizar uma festa temática. Por exemplo, sem sair do parque, aposte numa “Festa do Pijama” ou, se estiver junto da praia, vá até lá e promova uma “Noite Branca”.
– Atividades desportivas. Existem desportos que, embora possam ser praticados durante o dia, também podem ser desfrutados à noite. É o caso da pesca que poderá praticar durante o horário noturno durante a sua estadia no campismo.
Principais cuidados a ter à noite quando se vai acampar:
• Lembre-se que, em muitos parques de campismo, é proibido fazer barulho a partir de determinada hora.
• Procure não incomodar os “companheiros” com as atividades do seu grupo.
• Tome atenção aos bichos, sobretudo aos insetos, para que o grupo não acabe por deixar de aproveitar o convívio devido às picadas e ao incómodo que possam causar.
• Tenha especial atenção à segurança de todos, já que à noite, todas as atividades se tornam mais arriscadas. Lembre-se que mais vale prevenir do que remediar e um acidente, por muito pequeno que seja, pode pôr um ponto final nas férias de campismo.
• Nas atividades noturnas realizadas fora do parque deve-se, por medida de prevenção e segurança, transmitir a outro campista o seu trajecto a previsão de hora de retorno ao parque e um contacto telefónico para um caso de emergência e socorro.
Fonte: site https://montartenda.com ” [com atualização pelo CCL]